Meditação Diária

O simples inventário

Friday-feira, 18 de January de 2019

Continuar fazendo o inventário pessoal significa que criamos o hábito de olhar regularmente para nós mesmos, nossas ações, atitudes e relacionamentos

O inventário diário é uma ferramenta que podemos usar para simplificar nossas vidas. O mais complicado em fazer um inventário regularmente é decidir como começar. Deveríamos escrevê-lo? O que deveríamos examinar? Em que nível de detalhes? E como sabemos que terminamos? Num instante, transformamos um exercício simples num projeto grandioso. Aqui está uma simples abordagem para o inventário diário; reservamos alguns minutos no fim de cada dia, sentamos calmamente e examinamos nossos sentimentos. Existe um nó, pequeno ou grande dentro de nós? Sentimo-nos desconfortáveis com o dia que acabou de terminar? O que aconteceu? Qual foi nossa participação no que aconteceu? Devemos alguma reparação? Se pudéssemos fazer tudo de novo, o que faríamos diferente? Também queremos observar os aspectos positivos de nossas vidas em nosso inventário diário. O que nos deu satisfação hoje? Fomos produtivos? Responsáveis? Gentis? Amoroso? Demos de nós desinteressadamente? Experimentamos plenamente o amor e a beleza que o dia nos ofereceu? O que fizemos hoje que gostaríamos de fazer novamente? Nosso inventário diário não precisa ser complicado para ser eficiente. É uma ferramenta muito simples que usamos para permanecer em contato diário conosco.

Só por hoje: Eu quero permanecer em contato com a maneira como me sinto vivendo esta vida que me foi concedida. No final deste dia, farei um breve e simples inventário.